C. R. Rubim, 06/05/2023.
Os elementos e símbolos utilizados no rito do sacramento da Eucaristia são Presença, Sacrifício e Comunhão Sacramental do Verbo Encarnado. E os Símbolos são o Pão e o Vinho. O Pão representado pela Hóstia e partículas, no momento da transubstanciação, se transforma no corpo de Nosso Senhor jesus Cristo em forma de Presença Real. Sinal sensível que realmente realiza aquilo que significa. Se transforma em Nosso Senhor Jesus Cristo. O próprio núcleo do Mistério da Igreja . Sagrada Eucaristia , conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor.
Na dimensão individual, a vida de quem recebe o Sacramento da Eucaristia muda, pois comungando o corpo de Cristo a pessoa faz parte e está em comunhão com o Mistério Eucarístico. Jesus prometeu que quem comer o corpo dele e beber o seu sangue será ressuscitado no último dia.
A eficácia salvífica do sacrifício realiza-se plenamente na comunhão, ao recebermos o corpo e o sangue do Senhor. O sacrifício eucarístico está particularmente orientado para a união íntima dos fiéis com Cristo através da comunhão: recebemo-Lo a Ele mesmo que Se ofereceu por nós, o seu corpo entregue por nós na cruz, o seu sangue derramado por muitos para a remissão dos pecados
(Mt 26:26-28).
Se experimenta com alegria de diversas maneiras a realização da promessa de Jesus Eu estarei se convosco, até o fim do mundo.
Mt 28:20. O Próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá a pessoa a vida mediante sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo.
Ecclesia de Eucharistia - São João Paulo II
O sacramento da Eucaristiacontribui para a comunhão da Igreja na sua dimensão eclesial, pois a Igreja fica forte espiritualmente e se sente um só com Nosso Senhor Jesus Cristo através da Eucaristia.
A Igreja tira a força espiritual de que necessita para levar a cabo a sua missão da perpetuação do sacrifício da cruz na Eucaristia e da comunhão do corpo e sangue de Cristo. Deste modo, a Eucaristia apresenta-se como fonte e simultaneamente vértice de toda a evangelização, porque o seu fim é a comunhão dos homens com Cristo e, n'Ele, com o Pai e com o Espírito Santo.
Quando a Igreja celebra a Eucaristia, memorial da morte ressurreição do seu Senhor, este acontecimento central de salvação torna-se realmente presente e realiza-se também a obra da nossa redenção
. Este sacrifício é tão decisivo para a salvação do gênero humano que Jesus Cristo realizou-o e só voltou ao Pai depois de nos ter deixado o meio para dele participarmos como se tivéssemos estado presentes. Assim cada fiel pode tomar parte nela, alimentando de seus frutos inesgotáveis. Esta é a fé que as gerações cristãs viveram ao longo dos séculos, e que o magistério da Igreja tem continuamente reafirmado com júbilo.
Ecclesia de Eucharistia - São João Paulo II
Na dimensão social, a forma de vivência deste sacramento forma/prepara o cristão para a vida em sociedade, pois nós como membros do corpo de Cristo. Alimentados por Cristo reforçamos ser sacerdote, profeta e rei, comungando o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, temos força espiritual para convivermos em sociedade, querendo a salvação do gênero humano como Deus também quer. A Igreja, ou seja, o Reino de Cristo já presente em mistério, cresce visivelmente no mundo pelo poder de Deus.
Nós precisamos estar como ramos inseridos em uma videira. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
São João, 15,5. Somos tocados pelo Espírito Santo ao nos aproximarmos da Eucaristia. Vivemos esse Mistério de união. Esse mistério extraordinário em que nós nos unimos intimamente ao Cristo Eucarístico porque unidos a ele estamos unidos também ao Pai e ao Espírito Santo. Nós nos tornamos um só corpo. E se em estado de graça (com uma boa confissão), participamos da sua Natureza Divina. A realidade sacramental dentro da Igreja se dá pela ação do Espírito Santo, quando Deus se revela através dos sinais sensíveis que realizam aquilo que eles significam. Através do sacerdote que recebeu a autorização do Bispo.
Jesus instituiu a Eucaristia e disse que precisamos estar unidos em seu corpo através da Eucaristia. Para que a transubstanciação aconteça é necessário um Ministro Ordenado, autorizado pelo Bispo. Então é caridade tentar fazer todos participantes do corpo de Cristo. Sem obrigar ninguém, é claro. Mas rezando muito para que todos possam participar da Natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo através dos Sacramentos.
Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis, com os quais são celebrados os sacramentos, significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Eles dão fruto naqueles que os recebem com as disposições requeridas. A Igreja celebra os sacramentos enquanto comunidade sacerdotal estruturada pelo sa-cerdócio batismal e pelo dos ministros ordenados.CIC-1131-1132
Com os Sacramentos nos inserimos no ramo da videira, ou seja nos tornamos membros do corpo de cristo.
A Eucaristia é o Sacramento dos Sacramentos, pois todos os outros Sacramentos tendem para este fim maior, que é poder estar em Estado de Graça para receber a Comunhão Eucarística e assim se unir a Nosso Senhor Jesus Cristo.